sábado, 1 de agosto de 2009

REFLEXÃO


Para refletir
De Roberto Shinyashiki
Gandhi, em seu tempo, foi o homem mais admirado da Índia.
Certa vez, uma senhora levou seu filho até ele e pediu:
- Gandhi, por favor, fale para meu filho parar de comer doces, ele tem um grande respeito por você e com certeza vai escutá-lo.
Gandhi pediu-lhe então, que trouxesse o menino na próxima semana. Assim, na semana seguinte, lá estava a mulher com seu filho.
Quando chegou, Gandhi lhe disse:
- Esta semana ainda não, volte na próxima.
Então novamente na semana seguinte mãe e filho foram até Gandhi
Desta vez o menino ouviu:
- Seria interessante que você pensasse em diminuir a quantidade de doces que come.
O garoto, de acordo respondeu:
- O senhor tem razão. Vou pensar no assunto e diminuirei os doces que como.
A mulher, intrigada perguntou a Gandhi:
- Porque o senhor não fez isso na primeira semana, quando lhe pedi?
Gandhi lhe disse:
-Eu sempre adorei doces, não achei justo pedir ao menino algo que um homem como eu não consegue fazer. Na primeira semana, eu não consegui e não me senti preparado para conversar com ele. Somente quando controlei a quantidade de doces que comia é que me senti forte para falar com ele.
O líder sabe que tem que ter coerência entre suas palavras e ações. Sabe que a força de seu caráter vai se espalhar por toda a equipe.


Este texto serve para refletirmos se não está cabendo a nossa vida e as nossas ações o ditado: “falar é fácil, agir é que são elas”, será que muitas vezes não exigimos dos outros o que nós mesmos não conseguimos fazer? Reflexão e mudança de atitude este é o caminho para a coerência entre o que se diz e o que se faz.

Um comentário:

  1. Débora,
    entre no blog http://schunemannbrasil140anos.blogspot.com/
    e divulgue na sua rede de relacionamentos familiares.
    Rolf Schünemann

    ResponderExcluir